LOW E NO POO, COWASH TÉCNICA CURLY GIRL

O que é Low e No Poo, Cowash 

O que precisamos saber sobre essa técnica.

Uma técnica que ganha cada dia mais adeptas e em toda parte só ouvimos a frase "é liberado para now e low poo". Tá mas afinal o que signifca isso gente?


Para começar esse assunto quem começou todo esse alvoroço foi uma blogueira especialista em cabelos chamada "Lorraine Massey" Mais conhecida como "Curly Girl" garota cacheada.

Defensora dos cachos, expert em cabelos cacheados e autora do best seller e hilário manifesto “Curly Girl”, Lorraine Massey iniciou um movimento, um caso de amor pelo cabelo cacheado! Como diz Lorraine “Nossos cachos, até que a morte nos separe”.

A revolução cacheada converteu adeptas à chapinhas para curlygirls que amam seus cabelos! Com dois salões em Nova York, milhares de clientes cacheados e uma coleção de produtos formulados especialmente para cachos, Lorraine e o time de DevaCurl estão ajudando mulheres com cabelos cacheados a abaixarem as armas de destruição em massa de cachos (chapinhas, secadores, e detergentes prejuciais) e assumirem seus cachos. 

Bem acredito que já deu pra entender quem é essa figura tão importante no mundo cacheado, uma mulher que mobiliza tantas outras a se aceitarem, a se amarem, com seu cabelo. È lindo!

Vamos ao artigo da técnica
Para começar é uma técnica de tratamentos naturais, ou seja, uma forma menos agressiva de cuidar dos fios.

No Poo: Não se usa Shampoo
Low poo: Pouco Shampoo

São métodos de lavagens dos cabelos de uma forma mais natural e com intuito de cuidar dos fios, a oleosidade natural do couro que se transfere aos fios e que hidratam naturalmente, demoram a chegar em cabelos cacheados, crespos e ondulados. 

Por isso o aspecto ressecado dos fios e a técnica acaba dando essa oleosidade que o cabelo precisa e de forma menos agressiva. 

Usando balsamos limpantes bem suaves e dispensando o uso de shampoo que contém sulfato, componente presente em shampoos, responsável por produzir a espuma de limpeza e petrolatos (que têm papel na hidratação dos cabelos), substâncias presentes em diversos shampoos e condicionadores e que causariam danos aos cabelos.

O cabelo cacheado, ondulado e crespo é muito frágil e a estrutura do fio é muito ressecada, isso quer dizer que: Existe uma diferença entre os métodos no e low poo e está na quantidade de substancias que agridem os cabelos.

No poo quando se fizer uso desse método é necessário não utilizar produtos insolúveis em água - como óleo mineral, parafina líquida, vaselina, entre outros - pois eles se fixam aos fios e precisam do sulfato para retirá-los. Use balsamos limpantes que sejam condicionante de limpeza suave.


Low poo é uma forma mais liberal de uso de substancias que contém surfactantes (é uma substância que impede as moléculas de aderirem as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido), só que menos quantidade,é uma rotina mais flexível, e tolera sulfatos como o Cocamidopropyl Betaine, que é derivado do coco e faz uma espuminha suave, além de silicones solúveis em água, por isso quando usar esse tipo de produtos ele fará menos espuma. 


Os produtos mais indicados para os dois métodos são os que contenham menos Lauril Sulfato de Sódio, esse componente retira a oleosidade dos cabelos e resseca completamente o couro cabeludo, e com isso é ativado á glândula sebácea que produz muito mais oleosidade no couro e nos fios.


Só que infelizmente não temos a quantidade correta que contém em cada produto na embalagem, #soqueriaisso. Mais não tem como saber á unica forma é testar se ele fizer muita espuma cai fora rapido!

Sulfato 
È um detergente responsável por limpar os cabelos proporcionando grande quantidade de espuma ressecando os fios. 

Já os shampoos Sulfate Free (livres de sulfato) não fazem muita espuma e promovem uma limpeza delicada, agredindo menos a camada ácida natural do cabelo e preservando melhor a cor, seja ela natural.



Parabenos
São uma classe de produtos químicos muito utilizados em cosméticos. Eles são conservantes eficazes em muitos tipos de fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos.

São baratos para sintetizar, ou produzir e por isso são atraentes para a industria cosmética e farmacêutica. E são encontrados em muitos cosméticos incuindo hidratantes, protetores solares, shampoos, cremes dentais, lubrificantes pessoais... 

Os mais comuns são: metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, isobutylparaben.

Veja a tabela de proibidos Low e No Poo


Meu Cabelo Sujo

Por isso a importância de não usar produtos que não dissolvem em água (silicones), sendo assim o cabelo ficará limpo apenas com água.

Então a atenção deve dobrar na hora de comprar produtos, olhar atentamente o rótulo é a grande sacada, se não você poem tudo a perder.

Para que o cabelo não fique sujo você deve ter muita atenção nos outros produtos que usamos além do shampoo (condicionadores, cremes de pentear, máscaras, etc.). 

Eles devem ter uma composição que não inclua três elementos que impregnam e só saem do cabelo com o sulfato: Petrolatum/Petrolato, Mineral Oil/Óleo Mineral, Paraffinum Liquidum/Parafina Líquida.

Quem pode usar No e Low poo? 
È importante lembrar que esses compostos não devem ser evitados apenas por quem não usa sulfato, pois são extremamente agressivos aos cabelos, já que grudam no cabelo e criam uma “capa” que impede que os fios retenham hidratação.


Apesar de serem três ingredientes descritos, a lista de compostos proibidos é imensa, mas o mercado maquia os nomes então clica aqui que essa lista te levara a lista de liberados e proibidos.Quem faz química pode fazer Low Poo? Pode! Low Poo serve para todos os tipos de cabelo, muitas vezes o Low Poo acaba se confundindo com a transição capilar (processo que crespa e cacheadas passam para assumir os cabelos naturais depois de alisamentos). Contudo a técnica funciona bem para lisas e todos os tipos de cabelos.

No entanto cabelos cacheados e crespos são os que mais se beneficiam dessa técnica, como disse acima são cabelos que tem proteção natural reduzida pelo formato espiral, a oleosidade natural da raiz não chega ás pontas. As técnicas ajudam a dar esse brilho, os dias seguintes chamados following day os cabelos ficam ainda mais bonitos.

Qual Seguir!


Para seguir o No poo, existem duas maneiras de lavar os fios: eliminar o shampoo e no seu lugar, utilizar receitas caseiras para limpeza dos cabelos; ou comprar produtos higienizadores que não contém o sulfato como surfactante.

Low poo, admite o uso do sulfato leve, mais de vez ou outra A recomendação é usar (somente) a cada duas semanas um produto com sulfato para retirar algum resíduo de substância insolúvel que foi utilizada nos fios.
Mulheres que colorem os cabelos com produtos que contêm insolúveis, usam kits reconstrutores ou máscaras que possam conter algum tipo de petrolato leve. então devem evitar.
Como é um método menos “radical”, o Low poo é indicado para quem não consegue eliminar totalmente o shampoo da sua rotina, por exemplo, pessoas que vivem em locais muito quentes ou praticam exercícios físicos com regularidade, o que aumenta a oleosidade no couro cabeludo.

O cabelos precisam de produtos com proteinas, umectantes, emolientes, hidratantes, por isso quando for procurar esses produtos emolientes óleos vegetais exemplo óleo de coco extravirgem, manteiga de karité, azeite extravirgem umectantes panthenol, d-pantenol, pró-vitamina b5, glicerina hidratantes aloe vera e aminoácidos proteínas do trigo,soja.

As técnicas sugerem o uso de produtos que contenham Disodium EDTA (EDTA dissódico), Citric Acid (ácido cítrico) ou extratos de plantas, além de opções que contenham Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo). Evite os silicones insoluveis.






CoWash
È um termo muito usado para low e no poo, na tradução lavar com condicionador, mais vamos com calma! Não é para sair por ai usando qualquer condicionador. Cowash só pode ser feito com produtos isentos de silicones, parafina líquida e derivados de petróleo(petrolatos).

Quem faz no poo já pratica um cowash pois os balsamos limpantes já fazem a higienização dos cabelos.

Algumas pessoas intercalam o co-wash entre as lavagens com agentes de limpeza que fazem uma leve espuma, mas que não são agressivos.

Para ser condicionador  Co-Wash, um produto precisa possuir agentes de limpeza, como extratos botânicos, ou Anfótero!


Preciso lembrar que para fazer Co Wash condicionador ele deve ser totalmente livre de petrolatos.

Se for comprar o seu Co Wash, não esqueça de checar na composição se existe algum extrato botânico de limpeza, como menta (menthol), melaleuca (tea tree), alecrim (rosmarinus), citronela (cymbopogon nardus), bergamota (citrus bergamia) além de ácido cítrico (citric acid).

 

Um problema está em um truque que pode ser muito perigoso para o couro cabeludo: misturar anfótero (cocamidopropyl betaína) em condicionadores para transformá-los em Co-Wash. Uma dica de amiga evite isso!

 

Você estará alterando o PH da fórmula sem saber o que irá acontecer.


Você estara criando uma outra fórmula da qual você não sabe nada (a não ser que seja formada em farmácia e bioquímica).


O anfótero tem esse nome por ser uma substância de várias funcionalidades.

Ele se torna alcalino ou ácido dependendo da fórmula em que é inserido.

Olhando de maneira certa poderá criar um shampoo bomba maravilhoso ou uma péssima escolha pra seu cabelo.


O que é Anfótero

São surfactantes  suave agente de limpeza capilar, muito utilizado pela indústria em composições mais leves.
É capaz de remover sujeiras, óleos vegetais e silicones solúveis. Embora exista uma discussão sobre sua capacidade de limpar silicones insol
úveis, a opinião majoritária é que sim, O Anfótero também é capaz de limpar silicone insolúvel (caso sinta o acúmulo nos cabelos basta usar shampoo liberado).

Quer Começar a Usar uma das Técnicas
Sim! Então você deve saber que em alguns casos os cabelos levam um tempo para se adaptar, depois compre um shampoo anti-resíduos ele irá limpar os fios e retirar toda sujeira cosmética dos fios.

Depois faça uma bela hidratação com produtos liberados para uma das técnicas de sua escolha.

E a seguir vou mostrar alguns posts de produtos liberados para facilitar sua vida e cuidados com seus cabelos.

Gostaram do post, gostam desse conteúdo? Comente ai para sabermos mais sobre vocês e melhorarmos ainda mais.
Beijo, 
Priscila Lima.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo