final slide final do slide

HABITOS QUE TORNAM OS CABELOS OLEOSOS


Muitas vezes, é um desafio manter os fios de cabelos impecáveis e evitar uma aparência oleosa, Porém, alguns hábitos e cuidados podem fazer a diferença e manter a saúde dos cabelos. E quando descobri, essas dicas fizeram muita diferença nos cuidados com os meus. E claro que quero compartilhar.


A oleosidade dos cabelos, é provocado pela produção excessiva de gordura das glândulas sebáceas do couro cabeludo..
Costuma  aparecer quando somos adolecentes, onde temos maior nível de hormônios andrógenos, stress e o uso inadequado de produtos capilares, ambientes úmidos ou até gordurosos falando no meu caso, vocês sabem que trabalho com cozinha também, fico vulnerável a isso todos os dias e influencia demais.
Caso tenha oleosidade excessiva ou até se é algo genético, o ideal é que procurem um dermatologista para que seja aconselhado algum tratamento que minimize o estado do seu couro cabeludo. Veja a seguir 9 hábitos que podem tornar o seu cabelo oleoso,


1 Lavar com água quente
Água quente estimula ainda mais as glândulas sebáceas,  além de irritar o couro cabeludo. Lave o cabelo com água morna de preferência com água fria mesmo. Faz bem aos cabelos, que agradecem e ficam mais bonitos e soltos, uma vez que a água quente deixa os fios mais pesados.
2 Dormir com cabelo molhado
Quem tem cabelos cacheados é um problema nesses casos. No entanto, dormir de cabelo molhado aumenta o ambiente de bactérias propiciando à dermatite seborreica, chamada de caspa. A umidade aumenta a proliferação de fungos e bactérias.
3 Secadores muito quentes
O tipo de secagem implica com a questão. O calor excessivo danifica o couro cabeludo ocorrendo uma defesa das glândulas sebáceas. Que atacam ainda mais, produzindo mais oleosidade. 
4 Alimentação
Tudo o que ingerimos afeta a nossa saúde, e também todas as partes do corpo. Com o  cabelo acontece a mesma coisa. Uma alimentação rica em carboidratos não é das mais aconselháveis. Pão refinado, alimentos ricos em açúcar, massas refinadas, arroz branco, entre outros, podem desequilibrar a produção de insulina devido ao excesso de glicose. 

E pode provocar uma inflamação celular que irá acabar aumentando a produção de sebo por parte das glândulas sebáceas.
Consuma mais alimentos ricos em fibras, já que têm um índice glicêmico mais baixo.

5 Mexer nos cabelos, nunca!
Quanto mais mexemos mais oleosidade irá aparecer! A nossa pele contem uma  proteção composta por queratina, ceramida, células mortas, entre outros.  E ao passarmos as mãos no cabelo, estamos  enchendo o mesmo com esses componentes,  para não falarmos de outras sujeiras que nós mesmos enchemos nossos cabelos sem perceber (hidratantes, protetores, etc...) das mãos.
6 Atenção com Shampoos
Oleosidade significa cabelo sujo, mas há determinados shampoos que ainda que prometam uma higiene profunda, são os que têm mais agentes agressivos, ou seja, podem atuar sobre o manto hidrolipídico, (quer dizer uma barreira protetora, responsavél pela formação de lipidios que ajudam a compor a pele). E os agentes agressivos podem remover e as glândulas irão entender que devem produzir mais sebo, do mesmo jeito que a  pele da rebote.
 7 Não use condicionador na raiz
Use somente uma pequena quantidade do produto da metade do cabelo até as pontas e enxague o suficiente para retirar tudo. Se aplicado na raiz irá provocar um aumento de oleosidade e deixa-la  úmida.
8 Químicas no cabelo evitem!
Há alguns tratamentos que favorecem o acumulo de oleosidade, componentes como hidróxido de sódio, cisteína, etc... Esses resíduos ficam na raiz durante muito tempo, aumentando a oleosidade.
9 Finalizadores
È um grande problema para cacheadas, nesse caso devemos optar pelos produtos que não contém na composição silicones, mas os que contêm óleos mesmo vegetais deixam a raiz também oleosa. Nesse caso opte por finalizar o cabelo á partir de dois dedos da extensão até as pontas. Não resolve tá! Mais ameniza.
Gostaram das dicas, gostam desse conteúdo, de sua opinião sincera e nos ajudem a melhorar ainda mais.
Beijos,
Priscila Lima.

4 comentários

  1. Maravilhosa essas dicas adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Claudia obrigada linda volte sempre. Beijos

      Excluir
  2. Seu blog é muito bom Pri parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andreia faço com muito amor, volte sempre por que adoro. Beijos

      Excluir

Topo